BLOG BIOARTE

BIOARTE – Arte contemporânea e sustentável

setembro 28, 2020

Se formos pesquisar na internet o termo “bioarte”, encontraremos definições novas e que ainda se contradizem.
Segundo o Wikipédia, “Bioarte é uma prática artística na qual o meio é matéria viva e as ‘obras de arte’ são produzidas em laboratórios e/ou ateliês de artistas e designers; em resumo, é ‘arte inspirada na biologia’”.
Aprofundando a pesquisa, encontraremos algo do tipo: “A bioarte é uma atividade contemporânea que permite aproximar ‘Artes e Ciências’. Caracterizada pela inspiração na biotecnologia. Os materiais usados pelos bioartistas são organismos vivos ou partes deles (células, moléculas de DNA), trocando o pincel por pipetas e tradicionais estúdios de arte por bancadas de laboratório”.
Dentro desse conceito destaca-se o artista Eduardo Kac (diretor do School of the Art Institute of Chicago), a partir do seu trabalho artístico Time Capsule, de 1997.
Porém, a nossa Bioarte não está ligada a laboratórios, pesquisas celulares ou transformações da natureza viva, mas sim à sustentabilidade. Ou seja, nossa arte não modifica o espaço natural, mas usa material que a própria natureza oferece, sem, no entanto, danificá-la.


O estilo desenvolvido pelo Ateliê Bioarte nasceu de uma inspiração puramente artística. Em uma de suas inúmeras expedições pelos cânions do Parque Nacional dos Aparados da Serra, o artista plástico caxiense Marlon Selva teve seu primeiro insight que deu origem ao estilo. Observando as árvores, foi em uma delas que vislumbrou um quadro retratando os cânions, pela harmonia formada entre cascas do caule e musgos.


Com técnicas mistas, o artista usa matéria-prima natural como cascas de árvores, musgos, pedras, folhas, galhos, raízes, etc., para retratar paisagens, formando o que se conhece por "dioramas", ou seja, réplicas de cenas em pequena escala. 




Já são mais de 19 anos desde a criação da primeira obra. Neste período foram produzidas mais de 1000 obras entre quadros, fontes, maquetes e esculturas. A grande maioria delas estão no Rio Grande do Sul e Santa Catarina; muitas já estão espalhadas pelo Brasil e outros países.


Você pode conhecer de perto e adquirir (e até mesmo fazer uma encomenda especial) no Bioarte e Cia - Café e Arte, em São João do Sul-SC, ou aqui mesmo pelo site, na aba "Contatos".

 

Bioarte & Cia - Café e Arte

setembro 14, 2020

Um espaço de bem estar entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina

A ideia inicial era que o espaço servisse de vitrine para as obras de arte do estilo Bioarte, onde as pessoas pudessem apreciar e adquirir quadros e fontes, e ao mesmo tempo beber um cafezinho expresso.

O café passou a ter acompanhamentos simples, e de repente o Bioarte e Cia já estava servindo café colonial! Hoje é possível apreciar especialidades como bolinho de pinhão, café gelado, suco verde e açaí na taça.

Co...


Continuar lendo...
 

Arquivo do blog

O que você achou deste post? Fale pra nós!

Crie um site gratuito com o Yola