BLOG BIOARTE

A FORMAÇÃO DOS CÂNIONS

julho 27, 2021

Itaimbezinho, Malacara, Churriado e Fortaleza.

Estes são os principais Cânions dos Aparados da Serra e da Serra Geral, localizados no extremo sul do Brasil, divisa entre Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Há aproximadamente 150 milhões de anos atrás, na Era Mesozóica do Período Cretáceo, falhas geológicas surgidas de um grande cataclisma geraram o continente americano, oriundo da separação de um único continente chamado “Pangeia”.


Imagem: Wikipedia

Todo esse território, hoje conhecido como Aparados da Serra e Serra Geral, era constituído de um deserto chamado de “Bacia Sedimentar do Paraná”. Aconteceu então, o que na Geologia é chamado de “derrames basálticos”, ou seja, esse deserto rachou-se e o magma do centro da terra emergiu e alagou uma área de mais de um milhão de quilômetros quadrados. O magma saía da terra com uma temperatura de três mil graus Celsius, e quando chegava à superfície encontrava uma temperatura de dez graus, então resfriava e solidificava ao mesmo tempo.

Assim ocorreram mais de dez derrames basálticos, alguns com poucos metros de espessura, outros com mais de uma centena de metros, perfazendo em alguns pontos, o total de 1.000 metros de altura.


Derrames basálticos - Foto do site: sigep.cprm.gov.br

Esses derrames constituem o maior vulcanismo desse tipo, ocorridos no globo terrestre, e deram origem ao Planalto Meridional Brasileiro ou Serra Geral. Uma vez formado o planalto, por volta de 135 milhões de anos atrás, a África começou a separar-se da América do Sul e, em consequência disso, surgiram as “fendas” que hoje chamamos de “cânions”.


Cânion Fortaleza - Foto do site: canionsdosul.org -  Renato Grimm

Com o passar do tempo, a umidade vinda do litoral possibilitou o surgimento da vegetação que, por sua vez, começou a reter esta umidade, gerando chuvas que deram origem aos rios.

Os rios deram sua contribuição na “Formação dos Cânions”, mas não foram os principais fatores desta formação; os cânions são frutos da separação dos continentes.


Quadro diorama Bioarte - vista aérea da Formação dos Cânions

Viajando nesta magnífica história geológica, deparamos com um cenário de encanto, beleza e energia, um lugar que é o testemunho vivo da separação dos continentes, os “Cânions do Sul do Brasil.”

Texto adaptado do artigo "Formação dos Cânions", por Marlon Selva, publicado no Jornal Informativo Regional de São João do Sul/SC.


 

TURISMO ECOLÓGICO – ATIVIDADES QUE LEVAM AO ENCONTRO COM A NATUREZA!

julho 6, 2021

Se você é acostumado a viajar, passear, conhecer lugares, com certeza está com saudades de poder fazer tudo isso com liberdade.

O longo período de isolamento social provocado pela pandemia de covid-19, e o retorno às atividades de maneira gradual, com distanciamento social, tem mudado a rota de muitos turistas.

Buscar lugares mais abertos, ao ar livre, está sendo uma tendência.


Foto: Site Ecovaletour

Essa pandemia tem realçado a importância de valorizarmos e protegermos o...


Continuar lendo...
 

MORRO DA QUERÊNCIA EM SÃO JOÃO DO SUL - CONTEMPLAÇÃO E FÉ

junho 21, 2021

Há milhões de anos atrás, toda a terra deste planeta estava unida num supercontinente chamado “Pangea”.
Lentamente a terra deste supercontinente começou a separar-se, dando origem aos continentes, como conhecemos hoje.

Partindo desta teoria, temos em nossa região o testemunho vivo desta separação, que são os “Cânions da Serra Geral”.

Após esta separação, os cânions sofreram muito com as ações do tempo, numa série interminável de erosões provocadas por ventos e...


Continuar lendo...
 

BIOARTE E MEIO AMBIENTE: ALIADOS PELA RESTAURAÇÃO DOS ECOSSISTEMAS

junho 1, 2021

Estamos na Semana do Meio Ambiente de 2021, que iniciou ontem dia 31/05 e vai até sábado dia 05/06, quando é celebrado o Dia Mundial do meio Ambiente.

Este ano a PNUMA (Programa das Nações Unidas para o meio Ambiente) e a FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura) lançam a Década da Restauração dos Ecossistemas – 2021 a 2030.


Canyon Garganta Rio - Austrália

O que isso significa na prática?

Um acordo de ações que todos os países membros da ONU...


Continuar lendo...
 

TRAVESSIA - AVENTURA NO CÂNION MONTE NEGRO

maio 18, 2021

Sou um ferrenho adepto e praticante do Canyoning (descida de cânions entre rios e cachoeiras), atividade de aventura com alto grau de adrenalina.

Há alguns anos atrás, num feriado de 15 de novembro, reuni alguns amigos de cinco cidades do Sul do País para realizar a travessia do Cânion Monte Negro, pico mais alto do RS com 1.403m de altitude. Formamos um grupo de onze pessoas, todos bem preparados e experientes com idade entre 32 e 50 anos.  Nosso ponto de partida foi em Araranguá ru...


Continuar lendo...
 

FALANDO EM ARTE

maio 4, 2021

Arte é uma criação humana com valores estéticos que sintetizam as suas emoções, seus sentimentos e sua cultura. É um conjunto de procedimentos utilizados para realizar obras, no qual aplicamos nossos conhecimentos. Tem que ter beleza, equilíbrio e harmonia. Se apresentam sob várias formas como: a plástica, a música, a escultura, o cinema, o teatro, a dança, a arquitetura, etc. ...


(Pintura - artes plásticas)

Pode ser vista ou percebida pelo homem de três maneiras: vis...


Continuar lendo...
 

O VERDADEIRO CAMINHO DOS CÂNIONS

abril 21, 2021

A rodovia que leva aos Parques Nacionais de “Aparados da Serra” e “Serra Geral” é a, recentemente denominada, SC 290.

A mudança ocorreu há pouco tempo, quando algumas estradas de responsabilidade do Estado ganharam nova numeração. A rodovia SC 450 ficou somente entre o trecho de Passo de Torres à BR 101, que está sendo novamente asfaltada e “oxalá!” contemplada com uma ciclovia, dentro do projeto de Sustentabilidade da região.

Mas, voltando à nossa SC 290.

Esta ...


Continuar lendo...
 

BIOARTE E BIOFILIA - AMOR À ARTE E À VIDA!

abril 7, 2021

A vida nos chama!

A essência do ser humano está ligada à natureza. Somos parte dela, e ela está em nós.
Ela nos chama. Como pais chamam os filhos para ficar perto deles, para protegê-los e ampará-los.

A vida moderna nas grandes cidades afastou-nos dessa essência. Cada vez mais vemos construções, concreto, asfalto, e menos árvores, plantas, animais em seu habitat natural.

Com base nessa premissa, profissionais do mundo todo estão buscando desenvolver projetos dentro da chamada ...

Continuar lendo...
 

MAS AFINAL, O QUE É UM DIORAMA?

outubro 14, 2020

Atualmente, com o advento da internet, as informações brotam a todo momento. 
Palavras novas surgem, conceitos não muito conhecidos torna-se populares, e assim coisas que pareciam tão distantes tornam-se tão próximas que viram parte da nossa rotina.
Vindo do campo das artes, um conceito não muito popular vem ganhando força: os dioramas.
Dioramas são uma modalidade de maquete que representa uma situação, ou seja, um espaço cênico de tamanho reduzido que representa realidades, como...


Continuar lendo...
 

O QUE É BIOARTE – ARTE CONTEMPORÂNEA E SUSTENTÁVEL

setembro 28, 2020

Se formos pesquisar na internet o termo “bioarte”, encontraremos definições novas e que ainda se contradizem.
Segundo o Wikipédia, “Bioarte é uma prática artística na qual o meio é matéria viva e as ‘obras de arte’ são produzidas em laboratórios e/ou ateliês de artistas e designers; em resumo, é ‘arte inspirada na biologia’”.
Aprofundando a pesquisa, encontraremos algo do tipo: “A bioarte é uma atividade contemporânea que permite aproximar ‘Artes e Ciências...


Continuar lendo...
 

Crie um site gratuito com o Yola