Existe um projeto audacioso denominado “Caminho dos Cânions do Sul” (https://canionsdosul.org/), que abrange três municípios do Rio Grande do Sul (Cambará do Sul, Mampituba e Torres) e outros quatro de Santa Catarina (Praia Grande, Morro Grande, Jacinto Machado e Timbé do Sul), com uma área total de 2.830 km2.
A intenção é fazer dessa área do país um Geoparque.


Mapa território abrangência do Geoparque Caminho dos Cânions do Sul
(Imagem: site https://canionsdosul.org/)

Um Geoparque é um parque geológico com território de limites bem definidos e uma área suficientemente grande. Deve conter um determinado número de sítios geológicos de importância científica, raridade e beleza cênica, agregando valor arqueológico, ecológico, histórico e cultural.

A nossa bela região possui todos estes atributos exigidos pela UNESCO (Órgão da ONU para Educação, Ciências e Cultura), pois os Cânions dos Aparados da Serra e Serra Geral são testemunhos vivos da separação dos continentes.


Geossítio Cânion Itaimbezinho - Cambará do Sul/RS
(Imagem: site https://canionsdosul.org/)

O propósito de um Geoparque é servir de apoio ao desenvolvimento social, econômico e cultural por meio do Geoturismo, Turismo de Aventura e do Turismo Rural.

Este Parque Geológico poderá nos trazer inúmeros benefícios, tais como: geração de emprego e renda, elevação do índice de desenvolvimento humano (IDH), envolvimento da população local em projetos, ações e práticas sustentáveis, oportunidade para empreendimentos locais, aumento da demanda de produtos coloniais, artesanais e agroindustriais, e mais uma série de bons investimentos.


Geossítio Cânion Fortaleza - Cambará do Sul/RS
(Imagem: site https://canionsdosul.org/)

O patrimônio geológico desta região registra um importante capítulo na história da terra, iniciado há mais de 200 milhões de anos atrás. Hoje em dia, esta história pode ser interpretada nos admiráveis cânions, escarpas e variedades de rochas e minerais existentes na região, que testemunham os acontecimentos geológicos ocorridos ao longo dos anos. 


Geossítio Cânion Malacara - Praia Grande/SC
(Imagem: site https://canionsdosul.org/)

Nossa região tem todos os requisitos necessários para um Geoparque; possui os maiores cânions da América Latina, além de praias, lagos, dunas, rios, falésias, furnas, trilhas e muitas belezas naturais. Possui também uma pluralidade de atrativos culturais, elementos geológicos e não geológicos, que contam o passado do Planeta Terra, sem contar a incrível Biodiversidade de todo este território.


Geossítio Praia da Guarita - Torres/RS
(Imagem: site https://canionsdosul.org/)

O projeto, que iniciou há mais de uma década, já foi visitado por uma equipe denominada “Missão da Unesco”, e espera somente a homologação para ser efetivamente considerado Geoparque Mundial, o que deve acontecer ainda neste ano de 2022.

 Torcemos para que aconteça pois isso acarretará grande crescimento para nossa região!

 Texto adaptado do artigo "Parque Geológico", por Marlon Selva, publicado no Jornal Informativo Regional de São João do Sul/SC.

Link para vídeo apresentação do projeto:
https://youtu.be/NSG_EiLS-JI

Link para vídeo voo virtual sobre a área do Geoparque
https://youtu.be/_9Dpm_yUByg