Estamos na Semana do Meio Ambiente de 2021, que iniciou ontem dia 31/05 e vai até sábado dia 05/06, quando é celebrado o Dia Mundial do meio Ambiente.

Este ano a PNUMA (Programa das Nações Unidas para o meio Ambiente) e a FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura) lançam a Década da Restauração dos Ecossistemas – 2021 a 2030.


Canyon Garganta Rio - Austrália

O que isso significa na prática?

Um acordo de ações que todos os países membros da ONU deverão desenvolver nos próximos dez anos para ajudar na restauração do meio ambiente e tentar reverter os estragos provocados até agora.

Somos a geração que pode “fazer as pazes” com a natureza.

Segundo a ONU, a degradação dos ecossistemas terrestres e marinhos compromete o bem estar de 3,2 bilhões de pessoas em todo o planeta. Por isso é preciso agir rápido na busca de formas de recuperar o que ainda resta.

Quando se fala em restauração, a maioria das pessoas pensa nas florestas. Mas outros ecossistemas como pântanos, pradarias, savanas e corais também estão entrando em colapso e são essenciais para a sobrevivência da nossa espécie.


    Ecossistema marítimo

Por que restaurar ecossistemas?

A preservação de florestas, por exemplo, garante a estabilidade no regime de chuvas e cheias de rios, a diversidade da flora e da fauna, a limpeza do ar e até mesmo formar barreiras físicas contra poluição e alagamentos.

O que podemos fazer para ajudar

É inegável que os governantes tem maior poder de agir com recursos e investimentos. Mas é nosso dever enquanto cidadãos fazer a nossa parte enquanto sociedade. Afinal, o planeta é nossa casa!

Como podemos auxiliar?

* Colaborando com atividades e campanhas de conscientização em escolas e comunidades.

* Participando de movimentos que resultem na implementação de pontos de restauração em parques.

* Dando destino certo para o lixo.

* Praticando o consumo consciente, e diversas outras ações simples que contribuam para a sustentabilidade.


Parque Nacional Congullío - Chile

Onde a Bioarte entra nesse assunto?

Valorizando a arte sustentável, que não agride a natureza, mas sim colabora com ela, e incentivando as pessoas a preservá-la e aproximar-se dela.


    Quadro Bioarte - Pousada Morada dos Canyons-Praia Grande/SC

Adquirir obras Bioarte é uma forma de levar um pouco do meio ambiente para perto da gente. Contemplando-as todos os dias é possível sentir-se parte do ecossistema.

Essa sensação de pertencimento é o que falta para nós humanos percebermos de que a salvação do planeta está em nossas mãos!