Arte é uma criação humana com valores estéticos que sintetizam as suas emoções, seus sentimentos e sua cultura. É um conjunto de procedimentos utilizados para realizar obras, no qual aplicamos nossos conhecimentos. Tem que ter beleza, equilíbrio e harmonia. Se apresentam sob várias formas como: a plástica, a música, a escultura, o cinema, o teatro, a dança, a arquitetura, etc. ...


(Pintura - artes plásticas)

Pode ser vista ou percebida pelo homem de três maneiras: visualizadas, ouvidas ou mistas (audiovisuais). Alguns tipos de arte, nos dias de hoje, permitem que o apreciador participe da obra (arte interativa).

Ao longo da história, nenhuma sociedade, por mais baixo que tenha sido seu nível de existência material, deixou de produzir arte. As formas de arte variaram radicalmente em épocas e lugares diversos, sob a influência de diferentes circunstâncias culturais e sociais.


(Dança - expressão corporal)

O homem criou objetos para satisfazer suas necessidades práticas, como ferramentas para cavar a terra e os utensílios de cozinha. Outros objetos são criados por serem interessantes ou possuírem um caráter instrutivo. O homem cria a arte como meio de vida, para que o mundo saiba o que pensa, para divulgar suas crenças, para estimular e distrair a si mesmo e aos outros, para explorar novas formas de olhar e interpretar objetos e cenas.


(Cerâmica Egípcia - arte na História)

O que vemos quando admiramos uma arte, depende da nossa experiência, conhecimento, e disposição no momento; da imaginação e de tudo o que o artista pretende mostrar.

A verdadeira arte, tem um caráter de universalidade; ela atinge valores universais e permanentes, porque atinge a verdadeira essência do ser humano.


(Música - expressão de sentimentos)

Toda a arte tem um duplo poder: expressivo e sugestivo. Ela exprime o inteligível no sensível. É capaz de encarnar uma ideia ou um sentimento na matéria, seja esta a tinta, o mármore, a casca de árvore, as palavras ou o som.

Mesmo uma obra figurativa, quando realmente artística, exprime muito mais que a fotografia. A paisagem que retrata o Cânion, por exemplo, não é apenas uma figuração de uma paisagem da serra; exprime uma plenitude de paz, de expectação silenciosa que nenhuma fotografia seria capaz de transmitir.


(Bioarte - expressão contemplativa da natureza)

Todas as artes têm uma importante função social, criando sempre novas formas de beleza, elas podem despertar nas pessoas os mais puros e nobres sentimentos e oferecer-lhes uma das maneiras mais elevadas de ocupar dignamente as horas de lazer.

Que a partir de hoje você tenha um novo olhar sobre a arte!

Texto adaptado do artigo "Falando de Arte", por Marlon Selva, publicado no Jornal Fato em Foco, de Torres/RS.