Sou um ferrenho adepto e praticante do Canyoning (descida de cânions entre rios e cachoeiras), atividade de aventura com alto grau de adrenalina.

Há alguns anos atrás, num feriado de 15 de novembro, reuni alguns amigos de cinco cidades do Sul do País para realizar a travessia do Cânion Monte Negro, pico mais alto do RS com 1.403m de altitude. Formamos um grupo de onze pessoas, todos bem preparados e experientes com idade entre 32 e 50 anos.  Nosso ponto de partida foi em Araranguá rumo à São José dos Ausentes, município onde está localizado o Cânion.

Quadro Bioarte Cânion e Pico Monte Negro

A distância que separa a cidade do pico Monte Negro é de aproximadamente 40km em estrada de chão batido. Chegamos ao vértice do cânion bem no final da tarde, a tempo de montar acampamento para descansar e organizar a descida na manhã seguinte. No outro dia, bem cedo, estávamos todos de pé, ansiosos para começar a travessia, mas, antes disso, fizemos um passeio até o pico para conhecer melhor a região e descontrair. Na primeira hora da tarde iniciamos nossa aventura com a intenção de acampar dentro do cânion.

As primeiras horas de descida foram tranquilas, não necessitando do uso de cordas, utensílio este que precisamos usar em três ocasiões no segundo dia.

Finalzinho de tarde com o Sol já se pondo, precisávamos encontrar um bom local para passar a noite, pois nosso acampamento foi com redes e lonas, por não haver lugar adequado para barracas.

Foto do Cânion e Pico Monte Negro - São José dos Ausentes/RS

Tivemos algumas dificuldades porque estava se aproximando uma tempestade e se chove muito o rio enche rápido demais, o que nos causou preocupação. Nesta hora o que ajuda é a força do pensamento positivo e a fé; isto fez com que a tempestade não nos atingisse com sua força maior, mas apenas fortes ventos, sem muita chuva, e alguns deslizamentos de pedras longe de onde estávamos.

Na manhã seguinte desmontamos o acampamento e partimos para o segundo dia de travessia, não sem antes deixar o local limpo e com tudo no seu devido lugar, agradecendo aos entes da floresta pela hospitalidade de uma noite sem incidentes maiores. Partimos em direção ao final do Cânion com mais cautela, pois as pedras estavam escorregadias pela chuva da madrugada. Por este motivo precisávamos andar devagar e assim pudemos curtir mais as belíssimas formações rochosas que decoram esta região do Brasil. Caminhamos o dia todo, fora os momentos de descanso, alimentação e banhos de cachoeiras.

Vista do Pico que dá nome ao cânion, por sua vegetação de cor mais escura

Encerramos a travessia por volta das 19hs, ainda a tempo de encontrar um belo local para passarmos a noite e curtir uma linda Lua iluminando, como um lampião gigante, a linda paisagem da serra.  Reunimos os alimentos de todos os integrantes da expedição e fizemos um digno jantar para comemorar mais uma aventura de sucesso.

Amanheceu e fomos resgatados pelo mesmo amigo que nos deixou na parte de cima da serra. Estávamos todos muito cansados, mas com a alma lavada por ter passado três dias neste Santuário Ecológico.

O prazer que nos proporciona esta atividade está na exuberância da vegetação da mata atlântica totalmente conservada dentro do cânion, um perfume exclusivo de várias espécies de plantas endêmicas e que só quem adentra por estas magníficas fendas da Serra Geral tem o privilégio de sentir.

Cânion Monte Negro, pico mais alto do RS com 1.403m de altitude

A sensação de liberdade e desapego, também é algo que nos causa imensa alegria, pois desfrutar de um banho de cachoeira ou de uma piscina natural com água cristalina e medicinal é algo que nos faz sentir o verdadeiro poder que a natureza exerce sobre nós seres humanos.

Sem dúvida, esta é uma das melhores e mais relaxantes das atividades que realizo, pois além de rever e conviver por alguns dias com velhos amigos, tenho o privilégio de interagir diretamente com este cenário exuberante que são os “Cânions do Sul do Brasil”.

Texto adaptado do artigo "Travessia", por Marlon Selva, publicado no Jornal Informativo Regional de São João do Sul/SC.